terça-feira, 10 de maio de 2011

Oficina de Horta Agroecológia no Sítio Iumina

Este era o cartaz da Oficina

Lembranças...
Lembranças... Oficina realizada em um espaço maravilhoso: Ilumina. Lugar iluminado por sua relação não só com o lugar, mas com a natureza, e com a propagação dessa atitute de cuidado com os seres e com a terra. O Sítio Ilumina, ao que eu apreendi, é de uma proprietária que não reside no local, porém é cuidado por pessoas maravilhosas como Gabriel Romeo, Lucas e Yaya. Este curso foi realizado pelo IPOEMA, e eu me surpreendi com a maneira de passar o conhecimento de Gabriel e Lucas, e também com as boas companias que estavam cursando a oficina. Foi um momento único na minha vida, em particular. Plantamos hortaliças e algumas ervas em uma horta mandala, capinamos alguns canteiros, cobrimos com matéria orgânica, como o de praxe na agroecologia. Só que, além disso, conhecemos um pouco de homeopatia nos cultivos, o que foi super novo para mim, e creio que para muitas pessoas que lá estavam presentes. Bom, certos insetos, tidos como "pragas", poderiam ser dispersados com soluções feitas deles mesmos. Acho que não fui muito clara, mas os insetos coletados e masserados, ou batidos (ou sei lá o que) misturados à algum líquido (tipo álcool), eram transformados em uma solução que quando borrifada nas plantas espantava o inseto indesejado. Super interessante, e questionador também, nos faz refletir sobre a relação do homem e da natureza e o poder do primeiro imposto sobre o segundo. Sem me extender muito, mas deixando em aberta essa reflexão para quem quiser enriquecer o pensamento, voltemos à horta. O horário de plantio era no início da manhã e no fim da tarde, quanto o sol estava mais ameno, fizemos 2 plantios somente, pois a oficina durou dois dias. Além disso tivemos acesso a alguns documentos didáticos sobre agroecologia e assistimos alguns filmes relacionados. Agroecologia: cooperação, maximização das interações entre os seres (plantas e animais) para uma produção natural.Ta ai o conceito de Agroecologia diretamente do Portal Agroecologia:
O que é Agroecologia?
O conceito de agroecologia quer sistematizar todos os esforços em produzir uma proposta de agricultura abrangente, que seja socialmente justa, economicamente viável e ecologicamente sustentável; um modelo que seja o embrião de um novo jeito de relacionamento com a natureza, onde se protege a vida toda e toda a vida. Nesta visão se estabelece uma ética ecológica que implica no abandono de uma moral utilitarista e individualista e que postula a aceitação do princípio do destino universal dos bens da criação e a promoção da justiça e da solidariedade como valores indispensáveis.
Na agroecologia a agricultura é vista como um sistema vivo e complexo, inserida na natureza rica em diversidade, vários tipos de plantas, animais, microorganismos, minerais e infinitas formas de relação entre estes e outros habitantes do planeta Terra. Não podemos esquecer que a agroecologia engloba modernas ramificações e especializações, como: agricultura biodinâmica, agricultura ecológica, agricultura natural, agricultura orgânica, os sistemas agro-florestais, permacultura, etc.
Bom, mas apenas saber os vários conceitos do termo agroecologia, a partir de vários estudiosos, não significa que você está pronto para adotar as práticas agroecológicas. Fazer agroecologia é apenas uma fase posterior ao processo Sentir Agroecologia e Viver Agroecologia no coração, compreender a vida a partir de um organismo vivo, seja ele planta, animal ou próprio ser humano. Apreender as relações conjuntas e apreender que o planeta terra não é o lugar do qual vivemos, e sim, no qual vivemos. (http://www.agroecologia.inf.br/secoes.php?vidcanal=7)
      

Um comentário:

  1. Quem tiver interesse pode dar uma olhada na espiral da Agroecologia disponível em: http://www.agroecologia.inf.br/secoes.php?vidcanal=7

    ResponderExcluir